Podcast: um aliado para atualização profissional

21 de Novembro de 2017 às 08:03


Os post de hoje se resume a um conselho: escute podcasts durante seu trajeto para casa-trabalho (e vice-versa), pois é algo muito efetivo para tornar útil um tempo até então improdutivo.

Assim como a grande maioria de profissionais de TI eu enfrento um desafio diário: um grande trajeto casa-trabalho. É sabido que muitas pessoas perdem no mínimo três horas diárias nisto (Vide estatísticas). É bem verdade que o home-office é algo que avança dia após dia mas é algo que tende a demorar um pouco para atingir grandes massas seja por questões culturais, governamentais ou fatores inerentes a um país zoneado como o nosso. 

Tenho passado por um processo de mudança de mindset e neste processo passei a enxergar que nossa maior riqueza não é dinheiro e sim tempo. Diante de tal constatação passei a ficar extremamente chateado com o tempo perdido em meu deslocamento casa-trabalho. Como citei antes uma oportunidade home-office ainda é fora de realidade para a grande maioria então passei a buscar alternativas para conseguir aproveitar um pouco deste tempo que até então era totalmente perdido.

O primeiro plano de ação foi passar a ler no ônibus livros de literatura, algo que tenho feito com muito gosto. Mas hoje quero citar uma estratégia um pouco mais recente mas que tem trazido ótimos resultados: Ouvir podcasts da área de tecnologia.

Baixei o aplicativo Podcast & Radio Addict para meu celular android e através dele tenho tido acesso a variados conteúdos. Um podcast que tenho acompanhado religiosamente é o Hipsters e em suas talks consegui aprender um pouco mais tecnologias como React, Go e conhecer stacks tecnológicas de várias startups (o podcast do Nubank foi o que mais me chamou atenção). É fato que não aplico boa parte das tecnologias abordadas no meu dia a dia, mas a base da ideia não é que você vai aprender a programar apenas ouvindo podcasts, pois a prática ainda é a melhor forma de crescer. A ideia central desta pequena dica é que um tempo ocioso e perdido pode ser aproveitado em algo fundamental para um bom profissional de TI:  atualização e contextualização com o que tem ocorrido no mercado. Consumir conteúdo desta forma te indica um caminho para adoção de tecnologias em seu dia a dia (se necessário) ou conhecer alternativas de carreira caso não esteja satisfeito com sua situação profissional atual. Meu plano de carreira pessoal tem sido revisado através dos insights que tenho recebido via podcasts e em noventa e nove por cento das vezes escuto eles no caminho casa-trabalho (em pé pendurado em um confortável "busão").  Este site é um exemplo de projeto inspirado ao ouvir podcasts.

Citei o Hipsters mas existem outros(Clique aqui para ver outros podcasts interessantes). Particularmente escuto estes (todos disponíveis no aplicativo Podcast & Radio Addict): Lambda3, Castalio, Software Engineering Daily e Talk Python to me.

Fica esta dica para pessoas que valorizam uma boa gestão de tempo e que querem tornar seu dia mais produtivo mesmo ante a um cenário complicado como este de pessoas que enfrentam um grande esforço para ir e voltar do trabalho.

Se você tem outras estratégias terei prazer de conhecê-las através de seus comentários. Sua interação é importante  e estou aberto para um simples papo ou até mesmo parcerias profissionais.

Sigamos na estrada rumo a sermos profissionais melhores  (mais rentáveis) e até a próxima.....



Compartilhe:

Comentários
Fazer comentário

Nenhum comentário para este post.


Quem Sou

Desenvolvedor, baixista, desenhista nas horas vagas e casado com Priscila Siqueira (ótima webdesign diga-se de passagem).  Competênc...

Leia mais...